Blog da Paulinha

Receitas e Culinária

29.9.14

Utensílios da Culinária Japonesa

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Aqui você vai descobrir um pouco do que vai precisar para se aventurar no preparo da comida oriental.

De acordo com o chef de cozinha internacional, Gui Takeda, a primeira coisa que você vai precisar quando for pensar em colocar a mão na massa, quer dizer, no peixe, é dedicação. “A cozinha oriental requer muito treino”, explica ele. A segunda coisa é uma boa faca, que seja lisa (sem serra) e grande. “Existem facas especiais para sushi e sahimi, mas isso não quer dizer que você só possa preparar o prato com elas. Uma faca do tipo peixeira já é o suficiente”, explica Takeda. 


A esteira de madeira, que serve para enrolar o sushi, é outro utensílio essencial na cozinha japonesa. Elas são facilmente encontradas nas delicatessens orientais, onde você também vai achar muitos ingredientes e temperos essenciais no preparo dos pratos. Para espalhar o arroz sobre a alga, o melhor é utilizar uma espátula, pois ele fica tão pegajoso que é difícil de desgrudá-lo das mãos. Uma dica é ter uma pequena tigela com água e gotas de vinagre para umedecer as mãos durante o preparo.

Como os legumes são muito utilizados na culinária japonesa, um cortador e descascador de legumes pode ajudar bastante. O moedor de gergelim – também presente em muitos pratos da culinária oriental – é outro facilitador do trabalho.
Os pratos podem ser servidos em bandejas ou nos famosos barquinhos. Nas tigelas podem ser armazenadas as saladas e até a raiz forte. A molheira serve para colocar o shoyo – onde se molha o suhi e o sashimi.




Siga a Paulinha no Instagram, no Facebook e no Twitter.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Subscribe